agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Mulher descumpre decreto e é presa pela Guarda Civil

Ela insistiu em caminhar por uma praça em Araraquara, e resistiu à abordagem da GCM. Veja vídeo
Postado em: 13/04/2020 às 10:48
Autor: Marcelo Bonholi
Mulher descumpre decreto e é presa pela Guarda Civil
Imagens: Jeferson Cardoso

Uma mulher foi presa pela Guarda Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (13), após descumprir o decreto da prefeitura, que impede pessoas de caminhar pelas praças, devido a pandemia do Covid-19.

Ela foi abordada e orientada pelos Guardas, na Praça dos Advogados, na Vila Harmonia, bairro nobre de Araraquara. Contudo, ela se recusou a sair do local. A reportagem do Portal Morada acompanhou a abordagem e questionou a mulher, que respondeu que era uma pessoa livre: “Esse circo de coronavírus não funciona comigo, armaram para implantar uma ditadura comunista”.

Após 20 minutos de diálogo, a mulher resistiu à abordagem, mordeu uma das guardas e foi presa, sendo levada ao plantão policial. Ela responderá pelo artigo 268 do Código Penal: Infringir determinação do poder público, destina a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (veja vídeo abaixo).

Desde o início da quarentena, decretada no dia 22 de março pela prefeitura de Araraquara após decreto com o mesmo teor assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, com validade para todos os municípios paulistas, a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e os Agentes de Fiscalização de Trânsito, vinculados a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, realizam operações para orientar os usuários dos principais parque e áreas de esportes e lazer da cidade. 

O decreto municipal vedou o acesso da população aos equipamentos públicos, parques e praças municipais de lazer, desporto e cultura, bem como a suspensão dos programas e atividades culturais e esportivas, proibindo assim qualquer situação que implique ou resulte em aglomeração de pessoas. Para ajudar na fiscalização, a Prefeitura lembra que qualquer cidadão pode realizar denúncia do descumprimento das medidas adotadas no decreto, que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara. As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria Geral do Município (Disque 156) e do canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).

Veja vídeo: