agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Ginástica da melhor idade se apresenta no Dia do Idoso

Evento está marcado para a manhã desta sexta-feira (1) no Tranquillità Villa
Postado em: 30/09/2021 às 22:07
Autor: Redação
Ginástica da melhor idade se apresenta no Dia do Idoso
Ginástica artística da melhor idade da Fundesport se apresenta nesta sexta. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso. Para comemorar a data, a equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundesport fará uma apresentação no Tranquillità Villa, centro de convivência e integração para idosos que fica na Rua Napoleão Selmi Dei, 1370. Por conta da pandemia da Covid-19, a atividade será voltada apenas para os moradores do local, que receberão os integrantes do grupo para um café da manhã às 8 horas, com a apresentação prevista para as 9 horas.

O professor Henrique Sanioto, responsável pela equipe da Fundesport, fala sobre a importância de celebrar a data, principalmente após muitos momentos dolorosos ocasionados pela pandemia. "Comemorar o Dia do Idoso é uma grande vitória, até pela saúde e por tudo o que nós passamos diante dessa pós-pandemia, se é que podemos chamá-la dessa forma. Foram muitas experiências, grande parte triste e negativa, que todos eles passaram ou vivenciaram. É como se nós estivéssemos comemorando neste dia um padrão de vida, pois estamos retomando as atividades que são extremamente importantes para os idosos", explica.

Henrique destaca que o projeto, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda à quarta-feira, com aulas das 8 às horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Ginásio de Ginástica Artística “Gilberto Antônio Maestrello”, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear).

O professor aponta que o idoso dos dias de hoje possui um perfil mais ativo, ajudando a família, até financeiramente, e possui um olhar também para si próprio. "O objetivo do projeto é trabalhar a dimensão da qualidade de vida como um todo, do desenvolvimento psicossocial e motor desses idosos. Então temos, além da ginástica, diversas atividades que vão trabalhar a sinapse neurológica. A ideia é que todos eles consigam lembrar as séries, as coreografias, as brincadeiras, as atividades, as frases, as músicas e todo esse conjunto pedagógico de ensinamento que faz com que o nosso projeto se torne diferente e único", esclarece.

No momento, a ginástica artística da terceira idade da Prefeitura conta com quase 100 alunos, por isso o professor faz questão de agradecer à secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, e também ao Tranquillità Villa pelo convite. Segundo ele, o grupo retomou as atividades há aproximadamente um mês e já recebeu diversos pedidos de apresentações.

Ele destaca que a equipe preparou a exibição com muito carinho. "A apresentação desta sexta traz grandes emoções. Esse sentido de se apresentar, o sentido de mostrar o trabalho que vem sendo feito, também faz parte do desenvolvimento neurológico e da qualidade de vida dos nossos idosos. Então só tenho a agradecer por esse dia, porque a cada dia nós estamos ficando mais experientes, estamos envelhecendo, então é muito importante que todos os cidadãos e todas as pessoas tenham a consciência de que a prática da atividade física, o aprender coisas novas, os estímulos ocasionados pelo aprendizados, seja por um crochê, um cozinhar diferente, costurar, fazer um artesanato, tocar uma música, cantar uma música, fazer uma atividade física, sorrir, dar risada, brincar, tudo isso faz parte de um complexo extremamente importante para que nós consigamos manter a saúde e termos a imunidade necessária para não ficarmos doentes. Hoje o papel principal nosso, como professores, é buscar essa qualidade de vida a todos os instantes", comenta Henrique.