agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Novo time de basquete de Araraquara é apresentado e vence na estreia

Ginásio do Sesi recebeu solenidade de lançamento e amistoso que terminou com vitória sobre o Praia Clube de Uberlândia
Postado em: 27/01/2022 às 13:15
Autor: Redação
Novo time de basquete de Araraquara é apresentado e vence na estreia
AZ Basquete Araraquara foi apresentado oficialmente e venceu na estreia. Foto: Celso Luís Gallo

Na noite desta quarta-feira (27), o ginásio do Sesi da Vila Xavier foi palco de um momento histórico para o esporte de Araraquara. O local recebeu a solenidade de apresentação do AZ Basquete Araraquara, novo time adulto masculino que representará a cidade nas competições estaduais e nacionais. Com a presença de autoridades e patrocinadores, a cerimônia contou com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara.

O prefeito Edinho destacou a importância do retorno do projeto do basquete masculino adulto da cidade. "Depois da retomada do basquete feminino, em parceria com o Sesi, agora estamos voltando com o basquete masculino para as competições nacionais. Fico muito feliz por estarmos iniciando uma trajetória que ficará marcada na história do esporte de Araraquara. Sempre tivemos tradição no basquete. Não podemos deixar o basquete morrer em nossa cidade", avaliou.

Um dos nomes de destaque que integram o elenco do AZ Basquete é o do armador araraquarense Welington Reginaldo dos Santos, o Nezinho, que traz para o time sua experiência adquirida com uma carreira consagrada com por títulos de expressão por grandes clubes do país e também pela Seleção Brasileira. Além dele, o plantel conta com os armadores Nestor e Thierry, os alas Lucas Vezaro, Gustavo Scaglia, Jaiminho e Jackson, e os pivôs Guilherme Estevão, Rafael Stabile, Nicolas Oliveira, Felipe Esteves e Pajé. O intuito foi montar um grupo com com nomes que possuem forte ligação com a cidade. Esse objetivo também se cumpriu na formação da comissão técnica, que será comandada por Fábio Appolinário, que em 2021 conquistou o título do Campeonato Paulista de Basquete Feminino à frente do Sesi Araraquara. Seu auxiliar técnico será o ex-pivô Luís Fernando de Souza, que defendeu o extinto time da Uniara no início dos anos 2000.

Fábio Appolinário se mostrou animado com o novo desafio. "Estou muito feliz e motivado, principalmente por ter participado de uma época muito sofrida do basquete aqui em Araraquara, quando não tínhamos os recursos necessários para montar uma equipe competitiva. E é uma alegria voltar hoje com a equipe profissional, tendo o Nezinho. Eu comecei a jogar basquete junto com ele, é um atleta multicampeão no basquete nacional e poder dirigi-lo hoje me deixa muito feliz e orgulhoso. Agradeço a Deus, ao Edinho e à Prefeitura pela parceria. Agora temos muito trabalho a fazer para colocar Araraquara no lugar onde ela nunca deveria ter saído, que é o topo do basquete nacional. Vamos trabalhar muito para isso", assegurou o treinador.

Vale destacar que a equipe foi implantada pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport, e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. Outras empresas apoiadoras são Multifisio, Nova Era e Empório do Corpo. Também estiveram na apresentação da equipe o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes; o diretor do Sesi Araraquara, Alexandre Minghin; além de Fábio Ostrowski, Caroline Vilela e Maurício Boldrin, representando a Plataforma AZ de Aprendizagem.

 

Estreia com vitória

Após a cerimônia, o ginásio recebeu um bom público para o amistoso entre AZ Basquete Araraquara e Praia Clube de Uberlândia, equipe comandada pelo técnico Daniel Wattfy, que já dirigiu equipes masculina e feminina de Araraquara. Vale destacar que, para entrar no ginásio, os torcedores apresentaram o esquema vacinal completo. Dentro de quadra, o que se viu foi um confronto equilibrado, que foi vencido pelo time de Araraquara pelo placar de 77 a 68.

Nezinho se mostrou feliz com a apresentação e com a partida de estreia. "O time recebeu uma apresentação com muito carinho, com todas as autoridades, entre eles o fundador, idealizador e realizador do projeto, que é o nosso prefeito Edinho, e representantes da AZ, que é o nosso patrocinador, então foi uma apresentação muito bonita e digna. O ginásio do Sesi estava cheio, o que me surpreendeu positivamente, já que começamos a divulgar na segunda-feira e estamos convivendo com essa pandemia. A torcida estava vibrante e o jogo foi emocionante. Fiquei muito feliz por retornar à cidade, por jogar em alto rendimento pela cidade pela primeira vez. O time tem muito a evoluir e eu tenho muito a evoluir. O basquete masculino profissional de alto rendimento de Araraquara está de volta e como disse o nosso prefeito Edinho, vem para ser um projeto perene, não para um ou dois anos, mas sim um projeto duradouro. Que assim seja", avaliou Nezinho, autor de 7 pontos e 6 assistências no jogo.

 

Próximo compromisso

O próximo compromisso do AZ Basquete Araraquara será um confronto internacional. O adversário será o Vindicated Sports, time campeão nos últimos cinco anos da Liga da Califórnia, Estados Unidos. A partida está marcada para este sábado (29), às 14h, no Ginásio do Sesi.

A entrada será gratuita e com o mesmo sistema utilizado no amistoso desta quarta, ou seja, o torcedor deve realizar um cadastro em um link que será disponibilizado pelo Sesi, onde deve apresentar comprovação do esquema vacinal completo.

 

Campeonato Brasileiro

A primeira competição do AZ Basquete Araraquara será o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que é uma divisão de acesso para o NBB, competição que reúne as maiores potências da modalidade no Brasil. O campeonato terá início no dia 17 de fevereiro e, por conta do aumento de casos de Covid-19, será disputado no sistema de "bolha", ou seja, com os jogos em sede única. O primeiro e o segundo turno serão disputados em Santa Catarina, com uma parte dos jogos em Brusque e outra em Blumenau. Se a equipe araraquarense se classificar, terá a oportunidade de trazer uma bolha para Araraquara para contar com o apoio de sua torcida.

O time araraquarense integra o Grupo B ao lado de Liga Sorocabana-SP e APAB Blumenau-SC. A estreia será no dia 18 de fevereiro, às 15h, contra o time de Blumenau na Arena Brusque. 
 



Relacionadas

Carlos André de Souza
Meninas do basquete vencem em Sorocaba
15/05/2022 às 21:24
Redação
AZ Araraquara joga pela Copa SP de Basquete
14/05/2022 às 23:50

Notícias

Carlos André de Souza
Meninas do basquete vencem em Sorocaba
15/05/2022 às 21:24
Redação
AZ Araraquara joga pela Copa SP de Basquete
14/05/2022 às 23:50