agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquara se despede do professor Hilário

Técnico de atletismo faleceu na madrugada deste sábado
Postado em: 15/05/2021 às 13:31
Autor: Carlos André de Souza
Araraquara se despede do professor Hilário
Hilário deixou seu nome gravado na história do atletismo de Araraquara. Fotos: Arquivo pessoal

O esporte de Araraquara está de luto. Faleceu, na madrugada deste sábado (15), o professor de educação física e técnico de atletismo Hilário Francisco de Souza, aos 53 anos de idade. Ele lutava contra um câncer no fígado. 

Hilário nasceu em São Paulo no dia 10 de março de 1968, filho de Ana Bendita Soares e Antônio Lourenço de Souza, que tinham outros três filhos: Roberto, Alberto e Marco Antonio. Veio com a família para Araraquara ainda na infância e cresceu no bairro Santana. Na Pista de Atletismo Armando Garlippe, na Avenida 36, conheceu sua vocação para o atletismo e primeiro se destacou como atleta, especializado no salto em altura. Representou a cidade com sucesso em Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Troféu Brasil e Campeonato Brasileiro.

Ainda como atleta, Hilário já chamava a atenção pela liderança com seus companheiros de equipe e foi isso que o incentivou a cursar educação física. Se formou na Fundação Educacional de São Carlos e fez sua pós-graduação em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de São Paulo. Se tornou técnico de atletismo da Fundesport há dez anos e desde então passou a garimpar talentos da cidade. Também era professor da Unip, Senai e prestava colaboração no Hospital Espírita Cairbar Schutel, atividade que o ajutou a se tornar um profissional admirado na cidade.

 

Prefeito e atleta lamentam

O prefeito Edinho Silva, em um post em sua página no Facebook, destacou a importância do professor. "Ele foi fundamental nesses anos todos, não só no fortalecimento dessa modalidade esportiva na nossa cidade, no reconhecimento dela perante outros estados da Federação, mas enquanto referência para os novos talentos. Não tenho dúvidas que muitos que ali estão, lutando por resultados e vitórias, se espelham em sua trajetória de vida, em seu amor pelo esporte", diz um trecho da nota. 

"Araraquara é grata a você, Hilário, que dedicou sua vida ao atletismo e a colaborar na construção de atletas e de pessoas do bem, que veem no esporte o caminho para para a cidadania, para a inclusão social, para a dignidade. Siga em paz. Meus mais sinceros sentimentos aos amigos, alunos, atletas, e aos familiares, em especial seu pais, seu Antônio e Dona Ana e aos irmãos Roberto, Marcos e Alberto", completou Edinho.

O atleta araraquarense Eder Antonio de Souza, que participou das Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, também comentou o falecimento no Facebook. "Perdemos uma referência. Perdemos um grande técnico, um amigo, um professor, um pai para seus alunos. Um cara com um coração enorme, que tirou do seu próprio bolso para ajudar muitos atletas. Devemos muito a você. Descanse em paz, meu querido amigo. Que Deus te receba de braços abertos. Meus sentimentos a todos os familiares", postou.