agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Taekwondo de Araraquara realiza cerimônia de troca de faixas

Atividade realizada na Escola Leonardo Barbieri contou com a participação de 50 crianças e adolescentes
Postado em: 08/12/2021 às 21:46
Autor: Redação
Taekwondo de Araraquara realiza cerimônia de troca de faixas
Escola Leonardo Barbieri recebeu a cerimônia de troca de faixas do taekwondo de Araraquara. Foto: Paulo Mantoaneli

Nesta terça-feira (7), a Escola Estadual Deputado Leonardo Barbieri, no Jardim Itália, recebeu a cerimônia de troca de faixas do taekwondo de Araraquara, que contou com a apresentação de 50 crianças e adolescentes que integram o Projeto Educação e Progresso de Taekwondo, uma iniciativa da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP) com o apoio da Fundesport e patrocínio da Viação Cometa.

O projeto em Araraquara atende alunos de 6 a 16 anos e tem dois polos de aula, que são a própria Escola Leonardo Barbieri e o Centro de Treinamento Julio Invenzioni, no Centro. A iniciativa oferece as aulas, uniformes oficiais e exame de faixa aos participantes, sem a cobrança de nenhuma taxa para os pais. A parceria com a Secretaria de Esportes deixa o projeto ainda mais forte, pois as Escolinhas de Esportes contam com o apoio da Unimed, por isso se eventualmente alguma criança devidamente matriculada nas Escolinhas de Esportes se machucar, a Unimed oferece o pronto atendimento.

O evento tomou a arquibancada da quadra da unidade escolar com os familiares dos alunos e com os alunos da escola para assistir as apresentações. A banca examinadora contou com mestres renomados e nacionalmente conhecidos, como o mestre Yeo Jun Kim (9º Dan), que é presidente da FETESP e um dos introdutores do taekwondo no Brasil. Ele veio acompanhado de sua esposa, Jae, que é a idealizadora e coordenadora do Projeto Educação e Progresso, que conta hoje com 14 polos dentro do Estado de São Paulo. A banca examinadora foi composta também pelo mestre Kobayachi (8º Dan), de São Paulo, e pelo professor e técnico Julio Cezar Invenzioni Alexandre, que também é gerente das Escolinhas de Esportes.

Julio comemorou o sucesso do evento. "Foi muito bacana. Vimos 50 crianças saírem muito alegres e motivadas após trocarem de faixa e ganharem certificado. Foi muito positivo porque eles venceram muitas dificuldades que eles tinham. Temos uma aluna de seis anos que tem muita dificuldade para se apresentar. Quando o Mestre Kim a chamou, ela não quis sair da cadeira. A professora Adriana Aparecida de Moura, da equipe de taekwondo, conversou com jeito com ela, ganhou a confiança da aluna com um trabalho de psicologia mesmo. Quando estava terminando a prova, deu tempo da menina se apresentar. Ela superou o medo, a dificuldade, e saiu muito feliz com seu diploma e sua faixa nova. Inclusive a mãe agradeceu muito. Foi uma superação mesmo", revelou.

Além das crianças, a atividade contou ainda com quatro atletas adultos candidatos à faixa preta: Tiago Mendonça, Diego Gimenes, Bruno Polotto e André Ramires. Também estiveram presentes a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o coordenador técnico de Esportes de Alto Rendimento, Édio Lopes; o gestor das Escolinhas, Toco; a assistente social da Secretaria de Esportes, Giovana Carvalho; e a diretora da EE Leonardo Barbieri, Claudia Andrea Telles de Miranda.