agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Grupo Espanca! é destaque na programação de sexta-feira (28)

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa traz várias atividades gratuitas com o grupo de Belo Horizonte
Postado em: 26/06/2019 às 16:45
Autor: Redação
Grupo Espanca! é destaque na programação de sexta-feira (28)

Mais um grupo mineiro, de Belo Horizonte, chega para a programação da 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa: nesta sexta-feira, 28 de junho, a programação destaca o trabalho do Grupo Espanca!, com diversas atividades gratuitas – oficina, Café da Investigação e o espetáculo "Real".

Logo no início da tarde, a partir das 14 horas, os integrantes do Grupo Espanca! ministram uma oficina para atores e interessados em artes cênicas na Casa da Cultura. As inscrições foram abertas na última semana e as vagas já estão preenchidas.

Depois, às 18 horas, no Palacete das Rosas, a companhia é a convidada do "Café da Investigação" – atividade tradicional da Semana Luís Antonio que busca incentivar trocas entre os convidados, grupos artísticos locais e espectadores. A pauta do convidado é norteada pela criação cênica, e também o processo de produção do convidado. O bate-papo acontece de forma informal, deixando os participantes à vontade com o convidado. Para o "Café da Investigação" não é necessária a inscrição prévia: basta chegar e participar.

Vale lembrar que no Palacete das Rosas está a exposição fotográfica "Três décadas de teatro em Araraquara pelas as lentes de Luiz Rocateli" - primeiro fotógrafo a registrar as peças teatrais de Araraquara. O público do Café da Investigação está convidado a prestigiar o trabalho.

Fechando a programação da sexta-feira, o Grupo Espanca! apresenta o espetáculo "Real", às 20 horas, no Centro Internacional de Convenção, com entrada gratuita. O local foi escolhido para contemplar um público grande, sem necessidade de permanência em filas – o espetáculo tem classificação para 16 anos.

 

Espetáculo

"Real" é um programa composto por quatro peças de curta duração, criadas a partir de acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira recentemente: um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina policial.

Apresentadas em sequência na mesma noite, estas obras compõem uma espécie de "revista política" sobre o país. "Inquérito", de Diogo Liberano, teve a direção de Gustavo Bones. "O Todo E As Partes", escrito por Roberto Alvim e dirigido por Eduardo Félix, utiliza princípios do teatro de bonecos. "Parada Serpentina" partiu de imagens, estudos de movimentos e é fruto da criação coletiva deste elenco. Marcelo Castro é o diretor de "Maré", escrito por Márcio Abreu. O espetáculo tem direção geral de Gustavo Bones e Marcelo Castro.

A Semana Luís Antonio é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município) - em parceria com o Sesc-Araraquara, Sesi-Araraquara e Senac Araraquara. O evento recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura). A programação da Semana Luís Antonio pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara e é toda gratuita.

 

Ficha Técnica

Textos: Diogo Liberano, Marcio Abreu e Roberto Alvim; direção de Gustavo Bones e Marcelo Castro

Elenco: Alexandre de Sena, Allyson Amaral, Aristeo Serra Negra, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, Karina Collaço, Leandro Belilo e Michelle Sá

Direção Geral: Gustavo Bones e Marcelo Castro

Coordenação de Produção: Aline Vila Real

Cenografia: Adriano Mattos, Ivie Zappellini e Grupo Arquitetura Tradução (Ana Cecília Souza, André Victor, Jéssica de Castro, Maria Soalheiro, Rita Davis)

Iluminação: Edimar Pinto

Figurino: Gustavo Bones e Helaine Freitas

Projeto Gráfico: Estúdio 45Jujubas

Fotos: Guto Muniz

Realização: Espanca!

Recomendação etária: 16 anos

Duração: 120 minutos

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta "Real"

Dia: sexta-feira (28 de junho)

Horas: 20 horas

Local: Centro Internacional de Convenção

Grátis - retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo

 

·         E mais:

14h às 17h: Oficina com integrantes do Grupo Espanca (SLAMC) - Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

18h: Café de Investigação, com integrantes do Grupo Espanca (SLAMC) - Palacete das Rosas

 

Programação gratuita