agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Escritor araraquarense Daniel Muniz lança novo livro

'Sonhos Vermelhos' apresenta a trama de um povoado da era colonial brasileira, sedento por ambição e vingança
Postado em: 22/12/2021 às 06:57
Autor: Carlos André de Souza
Escritor araraquarense Daniel Muniz lança novo livro
Daniel Muniz, o Dan M, lança 'Sonhos Vermelhos' nesta quarta-feira. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 22 de dezembro, será realizado o evento de lançamento do livro 'Sonhos Vermelhos', nova obra do escritor e roteirista araraquarense Daniel Muniz, o Dan M. O encontro está marcado para as 18 horas no Prazer em Gelato, em frente à praça do DAAE. O livro, que é publicado pela Umanos Editora, apresenta ao leitor um enredo vivenciado no século XVII.

O autor revela que a ideia do livro foi originada de uma experiência espiritual. "Surgiu em 2017, por um convite inusitado de Leonardo Gomes, através de sua entidade espiritual chamada Quitéria, que pediu para eu escrever a história da vida dela. E confirmo: foi uma época pesada. Mostra o melhor e o pior do ser humano. A conversa criou forma por gravações de áudio. Foi uma experiência incrível, que resultou numa obra histórica de muito suspense, ódio e amor", relata. 

Daniel se mostra animado com o lançamento do romance. "Estou confiante que a obra passará a mensagem. O livro foi escrito com bastante energia e cuidado. A trama segue um roteiro com muita dinâmica. 'Sonhos Vermelhos' tem um leque de possibilidades, poderá agradar tanto o leitor que aprecia um suspense, ao leitor que se delicia com romance romântico, e também quem é fã de história de época", assegura. 

 

A trama

A obra de ficção apresenta o cenário impetuoso da cidade de Travessa dos Gentios, na era do Brasil-colônia; onde o patriarca de uma família portuguesa, o senhor Conde de Campos, desembarca em terras brasileiras e negocia a compra da obscura fazenda Moreira. Após ter sido renegado em Portugal, Conde se torna um escravocrata frio, ganancioso e violento. A filha dele, a observadora Maria Quitéria, desde criança acompanhou as barbáries do pai, responsável por criar na fazenda, vigiada por severos capatazes, um cemitério de escravos indigentes.

Mas é na adolescência que um escravo angolano desperta prazeres maliciosos em Quitéria. Tudo se torna tenso quando um fato alarmante acontece, fruto dessa paixão avassaladora, que se resulta na fuga da menina para livrar-se das garras do pai. Após ser forçada a seguir o próprio destino, sem rumo, ela se envolve numa trama de escuridão, solidão e ameaça que parece não ter fim. É uma longa trajetória em que a personagem conhece valores antes nunca vistos, enfrenta a dor causada pela maldade humana, mas a realidade poderá se revelar ainda mais dramática após a chegada dela a um prostíbulo. Episódios de ciladas, ganância e obsessão levam-na a desafiar todas as barreiras a fim de encontrar um sentido para a vida, e eis que ela encontra um padre. As armadilhas do caminho aproximam a jovem cada vez mais do pior lado do ser humano, desde assassinatos até a fogueira impiedosa da santa inquisição e um mistério que atormenta a fé do religioso.

Esta é uma leitura que o autor apresenta o enredo histórico que envolveu extenso processo de pesquisa. "Não sou historiador e nem especialista na área de história, mas a pesquisa faz parte do trabalho de qualquer escritor e roteirista. Quando a trama foi finalizada, busquei recursos ao amigo Fernando Moraes, que é professor de história. Embora seja um livro de ficção, a pesquisa foi bem profunda. Espero que agrade", destaca o escritor.

 

Trajetória do autor

Daniel Muniz escreve e roteiriza trabalhos autorais. Escritor focado nos grandes gêneros de mistério, terror e aventura, é um visionário e aberto a todos os gêneros da arte. Possui formação em publicidade e propaganda. Trabalhou como ator, é autor de diversas produções e já realizou diversos trabalhos experimentais para o audiovisual. Atuou em computação gráfica e vídeos de efeitos especiais.

Na literatura, ele considera que está dando seus primeiros passos. "Digamos que eu seja um iniciante de carreira. Em 2016 publiquei de forma independente, o livro '3:07' do gênero terror. Apesar de ter sido bem aceito, tirei de circulação. Tenho planos para ele lá na frente. E em 2017 escrevi 'Sonhos Vermelhos', que finalmente será publicado pela Umanos Editora. E em 2018 escrevi em parceria (coautor) com Renato Siqueira e Beto Perocini, 'Atração De Risco', livro publicado pela Editora Coerência, que virou filme e está disponível na Prime Vídeo, através do canal Looke", detalha.


Próximos desafios

Daniel revela que 'Dan M Storyteller' se tornou uma marca e, por isso, possui muitos planos pela frente, desde literatura até multiplataforma. "Tenho pretensões de levar minhas histórias para séries, filmes, games e quadrinhos. Quero atingir o entretenimento. Fazer parceria com essas empresas. A próxima história que em breve será lançada é 'O Covileiro', que fala de um caçador de pegadas que está no rastro de um javali selvagem, e que ao invadir uma floresta isolada, sua jornada se torna aterrorizante. E logo vem outras, suspense e também de investigação. Em breve divulgarei", garante. 


Como adquirir

O romance 'Sonhos Vermelhos' conta com 224 páginas no formato 15,5x22,5cm e conta com o preço de R$ 39,90 (no lançamento). Antes do lançamento, já começaram as vendas, através do pix da Umanos Editora, que é o CNPJ 16.734.813/0001-45. Quem for de Araraquara ou quem estiver no lançamento, poderá comprar direto com o autor e autografado. E a partir desta quarta, estará a venda também no site da editora, www.umanoseditora.com.br. "Aproveitem, já tem muita reserva, a gráfica imprimiu poucos livros. Espero todos vocês!", finaliza o escritor.