agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Cultura abre edital para artigos que irão integrar a "Revista do Patrimônio AQA"

Projeto aborda a cidade de Araraquara dentro de diversos eixos temáticos
Postado em: 25/01/2022 às 16:22
Autor: Redação
Cultura abre edital para artigos que irão integrar a

A Secretaria Municipal de Cultura e a FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara), por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, lançam em maio a "Revista do Patrimônio AQA" – um periódico sobre o Patrimônio para a publicação de artigos que abordem a cidade de Araraquara dentro de diversos eixos temáticos. Para tanto, um edital será aberto nesta terça-feira, 25 de janeiro, a fim de selecionar artigos para integrarem a revista.

Os interessados poderão submeter seus artigos no período de 25 de janeiro ao próximo dia 04 de abril. Dentro os eixos temáticos estabelecidos estão: Patrimônio Histórico, Patrimônio Arquitetônico, Patrimônio Arqueológico e Paleontológico, Patrimônio Arquivístico, Patrimônio Bibliográfico, Patrimônio Artístico, Patrimônio Paisagístico e Ambiental e Patrimônio Cultural.

O chamamento é voltado aos estudiosos destes temas, representados por: pesquisadores, professores, estudantes, servidores públicos dos espaços referentes ao Patrimônio Histórico e Secretaria Municipal de Cultura, e membros do COMPPHARA (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara).

Os artigos devem apresentar referências e fundamentos consistentes, demonstrando o conhecimento do autor no tema da pesquisa e norteando o leitor nos aspectos relevantes do texto apresentando.

Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, "a criação da Revista demarca muito mais que o registro e divulgação da produção acadêmica sobre o tema; olhando em perspectiva, a publicação vem precedida pela maturação da prática constante da Secretaria de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio, de abrir-se ao conhecimento, ao debate qualificado, à troca de informações e ao exercício permanente da escuta, rotina quase esquecida no mundo atual".

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, conta que as edições digitais serão publicadas em maio (1ª edição) e novembro deste ano (2ª edição). Segundo ele, discutir os conceitos de patrimônio histórico e cultural é fundamental para torná-lo verdadeiramente acessível. "E considerando a realidade da nossa cidade, com um conselho municipal capacitado, universidades com cursos que pesquisam o assunto precisamos abrir espaço para escoar tanto conhecimento. Por isso a ideia de periódico especializado com a chancela da Secretaria de Cultura", apontou.

Já o presidente do COMPPHARA, Joel Venceslau de Oliveira Jr., destacou a relevância da iniciativa, principalmente por partir do poder público e deixar claro a importância dada ao debate sobre o Patrimônio Cultural. "Entendemos que como resultado, essa iniciativa entregará à sociedade dados científicos relevantes, elevando o nível do debate pois apresentará informações atualizadas bem como novas formas de olhar temas já conhecidos. Esse evento vem dar continuidade às ações da Secretaria da Cultura Municipal que busca, de forma clara, deixar disponível à população informações e dados sobre o tema Patrimônio Cultural", defendeu.

Os artigos serão recebidos exclusivamente por e-mail, através do endereço: [email protected] Vale destacar que o limite para a formatação gráfica será de 20.000 caracteres por artigo inscrito e que não haverá remuneração ou premiação aos artigos selecionados e publicados.

A Secretaria da Cultura lembra que será instituído um conselho editorial para análise, curadoria e seleção dos artigos enviados. O edital completo – com as informações necessárias para a inscrição – está disponível no site da Prefeitura de Araraquara em Editais de Cultura.

 

Serviço:

Edital "Revista digital do Patrimônio AQA"

Inscrições: de 25 de janeiro a 04 de abril de 2022

Clique e acesse o edital completo.