agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara vai além da Fotografia

Também serão contempladas as linguagens: Desenho Urbano e Podcast; inscrições seguem até o próximo dia 30
Postado em: 23/08/2021 às 08:03
Autor: Redação

O 1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara está com inscrições abertas para um concurso que irá premiar e selecionar produções artísticas e documentais para integrarem o evento.Realizado pelas Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o Salão da Imagem e do Som de Araraquara dará continuidade ao "Salão Nacional de Fotografia" que conquistou reconhecimento dos artistas fotógrafos de todo o país.

A mudança de nome agora, em 2021, vem para ampliar as linguagens artísticas que irão compor a programação, abrangendo, além da Fotografia, o Desenho Urbano e o Podcast.

Nesta primeira edição, o Salão contempla o tema "Patrimônio Histórico de Araraquara", dividido em patrimônio material e patrimônio intangível. O concurso é aberto a pessoas de todo o Brasil, desde que a obra resultante retrate bens móveis ou imóveis (culturais e/ou históricos) da cidade de Araraquara.

 

Premiação - Para as categorias Fotografia e Desenho Urbano serão premiados os artistas que obtiverem as maiores pontuações em suas categorias. Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria recebem R$ 500,00 (quinhentos reais). Além dos 3 premiados, serão selecionados mais 10 trabalhos para exposição.

Todos os artistas selecionados integrarão a exposição do 1º Salão Nacional da Imagem e do Som, que será realizada em formato virtual, em data a ser definida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. No caso do Podcast serão premiados três roteiros a serem produzidos.

 

Inscrições - O edital se destina a artistas e profissionais da comunicação que produzam dentro das linguagens Fotografia, Desenho Urbano e Podcast. É necessário comprovar atuação com o envio de currículo.

Cada participante poderá se inscrever unicamente em uma obra de uma modalidade, sendo as obras inscritas: inéditas, sem publicação anterior em catálogos ou livros (tanto físicos quanto digitais), blogs e/ou redes sociais e com classificação etária "livre".

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de agosto, sendo aceitas obras que atendam à temática do edital, ou seja: Fotografia em Patrimônio Histórico Material de Araraquara, Fotografia em Patrimônio Histórico Intangível de Araraquara, Desenho Urbano em Patrimônio Histórico de Araraquara, e Podcast em Patrimônio Histórico de Araraquara.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que uma das novidades do novo evento está na inscrição do Salão. "O edital traz uma novidade no sentido de atender parcelas da população excluídas do direito de acesso e produção cultural. A fim de minimizar este distanciamento histórico, incluímos indutores de pontuação para pessoas que manifestem por autodeclaração pertencerem a grupos identitários tais como: raça/etnia, gênero e PCD", explica.

As obras devem ser enviadas exclusivamente por e-mail, acompanhado de título, técnica utilizada (se for o caso) e currículo do artista para o endereço: [email protected] .

As informações completas podem ser conferidas no edital que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara https://bit.ly/salaomis .

 

SERVIÇO:

Inscrições para o 1º Salão da Imagem e do Som de Araraquara

Período: de 02 de agosto a 30 de agosto

Email para envio do projeto: [email protected]

 

Confira o edital completo em:

https://bit.ly/salaomis