agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Museu Ferroviário pode ganhar novo espaço para cultura e lazer 

Proposta em discussão no Legislativo tem intenção de requalificar e reocupar local histórico 
Postado em: 28/07/2021 às 09:40
Autor: Redação
Museu Ferroviário pode ganhar novo espaço para cultura e lazer 

Em agosto de 2011, foi reaberto o Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araújo". Para isso foram feitos investimentos em reformas, realizadas pela Prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Universidade de Araraquara (Uniara) e a Associação de Ferreomodelismo de Araraquara (AFA). 

O espaço ocupa parte da antiga estação ferroviária, cuja instalação atual foi inaugurada na década de 1910, pela proprietária original, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que teve sua linha de trem inaugurada em 1885, pela Companhia Rio Clarense e absorvida, posteriormente, pela Paulista. 

"É um local de forte apelo nostálgico e histórico do município, que tem um grande valor arquitetônico, histórico e, sobretudo, afetivo para nossa cidade", entende a vereadora Fabi Virgílio (PT), como descreve na Indicação nº 3.139/2021, de 26 de julho, na qual sugere ao Executivo a realização de estudo para avaliar a possibilidade da requalificação e reocupação do espaço do café, no Museu. 

"Uma requalificação e reocupação dessa área, para se recriar um espaço café ou congênere, vai promover a geração de renda, seja pela iniciativa privada ou encampação articulada com a Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, tendo em vista o alto potencial de angariar público e de ser mais um possível espaço de convívio e ocupação permanente da cidade, pós-pandemia, pelos seus cidadãos", argumenta a parlamentar no documento. 

Para Fabi, a cultura e o lazer coletivo teriam grande potencial de possibilitar a reocupação do espaço público, podendo trazer enormes benefícios para a região e proporcionar a requalificação da região central da cidade.