agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Painel restaurado pela artista Euzânia Andrade leva arte ao CER Rosa Ribeiro Stringhetti

Intervenção da artista plástica feita em 2007 passou por revitalização e ampliação durante obras de reforma da escola
Postado em: 24/07/2021 às 10:14
Autor: Redação
Painel restaurado pela artista Euzânia Andrade leva arte ao CER Rosa Ribeiro Stringhetti

O painel feito em 2007 pela artista plástica Euzânia Andrade em uma das paredes do CER Rosa Ribeiro Stringhetti, no Jardim América, voltou a ganhar vida. Com as obras de reforma da unidade em fase de finalização, a intervenção artística passou por revitalização e deve contribuir para aproximar ainda mais os alunos da arte.

Foi a própria Euzânia quem restaurou a obra, a convite da Secretaria Municipal da Educação. "Eu me senti extremamente feliz ao receber esse convite, pois vejo o reconhecimento da Secretaria da Educação pela arte e sua preservação. Foi emocionante também o incentivo e apoio da diretora Marcia", ressalta a artista.

Chamado "As cores da infância", o painel fez parte de um projeto realizado em outras escolas municipais entre 2005 e 2008 que teve como objetivo trazer para dentro do ambiente escolar a obra de artistas da cidade, valorizando a produção cultural de Araraquara.

"Esta série de painéis teve como referência o movimento concreto do grupo paulista Ruptura, tendo como importante representante a artista Judith Lauand, que pode ser considerada araraquarense, pois morou aqui desde seus dois anos e também fez a Escola de Belas Artes. É praticamente uma homenagem que faço a ela", explica Euzânia.

"Quis trazer para esse espaço sagrado, pois é assim que vejo a escola, a alegria infantil por meio das formas e cores, podendo contribuir com a formação de um repertório de símbolos e significados. Acredito que a arte, ali pertinho, com todas as cores, poderá proporcionar um mundo simbólico que será ressignificado no convívio e na construção diária de novos símbolos, entre eles os códigos da arte", pontua a artista.

A secretária da Educação, Clélia Mara Santos, agradece a dedicação de Euzânia, bem como o empenho da direção do CER para o restauro do painel. Para Clélia, a revitalização da obra contribui para garantir a manutenção e conservação do patrimônio artístico da escola, conectando os alunos com a arte. "O restauro ficou maravilhoso e deu nova vida à obra, proporcionando aos alunos o contato com a arte por meio do traço identitário do talento artístico de Euzânia", ressalta.

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia em Comunicação Visual, Desenho e Plástica e, também, em Educação Artística, Euzânia é doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara. Foi secretária de Cultura, além de presidente da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart), é arte-educadora e reúne prêmios em diversos salões de artes.

Já a reforma do CER Rosa Ribeiro Stringhetti é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) de 2017. A obra foi eleita como prioridade pela Região 6 do OP e soma um investimento de mais de R$ 650 mil, incluindo recursos de contrapartida de uma empresa privada e verba municipal.