agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquara ganha mais um grupo de apoio à maternidade

Projeto visa contribuir para o suporte às mães e famílias, da gestação ao pós-parto
Postado em: 25/07/2017 às 07:46
Autor: Redação
Araraquara ganha mais um grupo de apoio à maternidade
Arquivo

 

Começa nesta quarta-feira (26), em Araraquara, o grupo de apoio à maternidade “Metamorfoses Femininas: desafios de tornar-se mulher e mãe”. A prioridade do atendimento é para gestantes e mães iniciantes, especialmente no período logo após o parto, conhecido como puerpério.

O grupo também é aberto a pessoas de convivência mais próxima a essas mães, sejam pais, avós, parentes, amigos, ou aqueles que tenham interesse no assunto. Os encontros serão realizados semanalmente, sempre às quartas, das 17h15 às 18h45, na Av. Espanha, 888, no Centro, próximo à Biblioteca Municipal.

O atendimento será oferecido pela psicóloga Tatiana Machado, que finaliza este ano especialização em Psicologia Perinatal e Parental no Instituto Gerar, e é responsável pelo projeto em Araraquara.

“Nosso objetivo é criar um espaço de escuta e troca de experiências entre mulheres em diferentes momentos da perinatalidade, período que vai da gestação até o primeiro ano de vida do bebê, além de discutir e refletir sobre as condições e os desafios atuais de ser mulher e mãe no mundo contemporâneo”, explica a psicóloga.

Esse primeiro encontro terá o tema central “Vida de equilibrista: como conciliar maternidade, trabalho e todo o resto?”. “Se há poucas décadas na nossa história o espaço primordial das atividades femininas era o doméstico, hoje um dos maiores desafios enfrentados pela mulher contemporânea é justamente o de conciliar as demandas da vida profissional com as demandas da vida familiar”, completa.

Ela destaca que os trabalhos realizados com grupos na gestação e no pós-parto têm se mostrado ferramenta importante de suporte às famílias e contribuído, especialmente, com a criação de redes de apoio, fundamentais para viver o desafio da maternidade.

Como conciliar maternidade, trabalho e todo o resto? O que acontece com o meu corpo? O bebê mexe com a relação do casal? Será que eu vou darconta? “Essas e outras perguntas serão tratadas com ampla liberdade, em um ambiente de aconchego e reflexão, do ponto de vista psicanalítico”, complementa Tatiana.

Para participar do grupo, os interessados devem se inscrever pelos telefones: (16) 999942383 ou (16) 34723043, ou pelo email: taimachado@yahoo.com.br, e contribuir com o valor de R$ 1 a R$ 20 no dia do encontro.

Em entrevista ao Jornal da Morada, a psicóloga Tatiana Machado explica como serão os encontros, os custos e o procedimento para inscrições: