agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquara cria 4.515 empregos formais de janeiro a novembro

Somente em novembro, segundo o Caged, do Ministério do Trabalho e Previdência, foram 1.155 admissões
Postado em: 27/12/2021 às 07:09
Autor: Redação
Araraquara cria 4.515 empregos formais de janeiro a novembro

O município de Araraquara criou 1.155 empregos com carteira assinada no mês de novembro. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o saldo positivo é de 4.515 novos empregos criados na cidade, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

As 1.155 pessoas que conseguiram emprego no mês de novembro representam uma diferença entre 3.552 admissões e de 2.397 desligamentos. Já o saldo de 4.515 vagas formais criadas no ano todo é a diferença entre 32.271 admissões e 27.756 desligamentos.  

Para o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a avaliação é positiva. "A situação econômica começou a dar sinais de recuperação no segundo semestre do ano com admissões em alguns setores, após um período difícil de pandemia com a identificação da variante P1", avalia.

Ainda segundo ele, os números de novembro também refletem as contratações de final de ano do comércio varejista e, tradicionalmente, uma parte dessa mão-de-obra acaba sendo efetivada no início do ano. "Algumas empresas estão sinalizando novas admissões e a expectativa é de crescimento no ritmo das contratações até pelo menos o primeiro trimestre de 2022", acrescenta Damiano Neto.

O prefeito Edinho, que também reconhece o importante momento da economia do município, ressalta que a geração de empregos e renda será uma das prioridades do governo no próximo ano.

"É preciso 'fazer a roda da economia girar'. Infelizmente, um dos reflexos da pandemia em todo o mundo foi o desemprego. Para 2022, a retomada dos empregos é fundamental. A Prefeitura fará o que estiver ao seu alcance para seguir atraindo investimentos", enfatiza ele, mencionando entre as conquistas do município na área econômica, recentemente, a vinda da Estrella Galícia, que será o maior investimento privado da história de Araraquara, transformando o município em um polo de produção e exportação de cerveja. Serão R$ 2 bilhões investidos nesta fase inicial, gerando 400 empregos diretos e 4 mil indiretos, além de um incremento sem precedentes de arrecadação tributária municipal, beneficiando toda a população.

Além disso, o investimento anunciado pela WTorre vai criar o maior centro de eventos do interior do estado de São Paulo, o que também contribuirá, consideravelmente, para a geração de empregos diretos e indiretos, como hotéis, bares e restaurantes.

"E teremos no próximo período a vinda do Outlet, que também ajudará a diversificar a nossa âncora econômica. Economia forte é economia diversificada. Vamos continuar sendo fortes na agroindústria, no setor têxtil, no setor metalúrgico, e vamos desenvolver ainda mais os setores de alimentos e de eventos e lazer. A cidade será palco de grandes investimentos econômicos, criando uma grande sinergia na nossa economia, aumentando a capacidade de produção e de geração de empregos para a nossa população, o que é uma das nossas prioridades no momento", conclui o prefeito Edinho.