agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Edinho anuncia desativação de estrutura de apoio na UPA da Vila

Unidade seguirá como referência no atendimento aos sintomáticos, mas estrutura de tendas será desativada
Postado em: 20/09/2021 às 16:28
Autor: Luís Antonio
Edinho anuncia desativação de estrutura de apoio na UPA da Vila

Em uma live nesta segunda-feira (20), Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara, anunciou a desinstalação da estrutura de apoio montada na UPA da Vila Xavier para o atendimento de pacientes sintomáticos durante a pandemia da covid-19. Desde março do ano passado, quase 100 mil pessoas foram atendidas pela unidade, que foi reforçada com tendas e ligação com a igreja localizada defronte à unidade para dar conta da demanda.

No auge da pandemia a UPA da Vila Xavier atendeu mais de 400 pessoas por dia. Atualmente, segundo o prefeito, cerca de 120 pessoas passam pelo local em busca de atendimento. Com essa redução, a unidade original é suficiente e o município pode alocar recursos para outras áreas.

Ainda segundo Edinho Silva, há uma fila por diagnóstico e cirurgias eletivas que passarão a ser prioridade na rede de saúde municipal. “Vencemos a pandemia? Não. Todos os dias fazemos um apelo para que as pessoas não baixem a guarda, não deixem de usar máscaras, não deixem de fazer a higienização das mãos e evitem aglomerações desnecessárias para que a gente continue avançando no combate à pandemia”, declarou.

Entre janeiro e agosto de 2021, a estrutura destinada ao combate e atendimento aos pacientes com covid consumiu cerca de R$ 65,5 milhões, dos quais R$ 46 milhões foram de recursos próprios do município. Atualmente, há 18 pacientes internados em Araraquara – somando as internações das redes pública e privada de saúde. Nos momentos de pico da doença, antes do avanço da vacinação, o município chegou a ter quase 250 pessoas internadas.

Do total de 18 internados, 15 são moradores de Araraquara e 3 são de outro município e estão em enfermarias de hospitais da cidade. Eles residem em Florianópolis, Pirassununga e Rincão.

Araraquara registrou, até o momento, 584 óbitos decorrentes de Covid-19. O município  já aplicou 318.781 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 192.472 da primeira dose, 119. 346 da segunda dose, 6.063 de dose única e 900 de terceira dose.