agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Ministro promete internet rápida em todas as regiões de Araraquara

Programa do governo federal tem o objetivo de levar conectividade para localidades sem acesso à banda larga
Postado em: 04/02/2018 às 19:58
Autor: Chico Lourenço
Ministro promete internet rápida em todas as regiões de Araraquara
O anúncio da inclusão de Araraquara no projeto foi feito neste domingo, dia 4 (Foto: Portal Morada)

Araraquara e algumas cidades da região devem receber, a partir de abril de 2018, o programa Internet Para Todos, do governo federal, que pretende levar conexão de internet banda larga para todas as regiões do Brasil.

O anúncio da inclusão de Araraquara no projeto foi feito neste domingo, dia 4, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na Prefeitura Municipal. A solenidade de lançamento do projeto contou com a presença de prefeitos da região.

A iniciativa tem o objetivo de levar conectividade para localidades sem acesso à banda larga ainda no primeiro trimestre deste ano. O ministro Gilberto Kassab falou da dimensão do programa no país. “É um programa de abrangência nacional que terá um forte impacto não apenas na educação e saúde, mas principalmente na inclusão social”, disse Kassab, ressaltando que o investimento do governo federal foi de R$ 2,8 bilhões. “Mas a implantação do projeto terá custo zero para o município”, completou o ministro.

A conexão com a internet é feita através de um satélite brasileiro que foi lançado ao espaço em maio de 2017. O objetivo do projeto é levar conectividade para escolas, hospitais e postos de saúde que não contam com acesso à internet de banda larga.

A conexão de alta velocidade será feita por meio de antenas instaladas em pontos que não recebem conectividade. Cabe ao município mapear esses pontos “offline” e enviar um relatório ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A instalação dos equipamentos será feita pela Telebras, empresa ligada ao governo federal. O usuário vai pagar mais barato pela conexão se comparado com preços de operadoras comuns.

O prefeito Edinho Silva (PT) disse que a implantação do programa vai ajudar Araraquara a melhorar os serviços nas áreas da saúde e educação e promover a inclusão digital em regiões afastadas do centro da cidade. “No ano passado estivemos em Brasília e apresentamos um estudo extra para a cidade de Araraquara. E com a implantação desse projeto vamos poder atender bairros mais afastados do nosso município e suprir a deficiência dos assentamentos rurais e Bueno de Andrada, que em muitos locais, tem dificuldade de acesso. Com a internet, podemos fazer avançar programa educacionais e agilizar diagnóstico na área da saúde. Com a possibilidade de enviar imagens pela a internet, às vezes um diagnostico levaria dias, você resolve em horas”, ressaltou o Edinho.

O município interessado deve, a partir de agora, indicar as localidades sujeitas a receber o atendimento junto ao Governo Federal e dispensar a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS).