agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Confira todos os números do bicampeonato

Números comprovam a qualidade do time araraquarense na conquista do bicampeonato
Postado em: 28/11/2017 às 01:28
Autor: Carlos André de Souza
Confira todos os números do bicampeonato
Ferroviária comemora o título da Copa Paulista 2017. Foto: Tetê Viviani

A Ferroviária conquistou o bicampeonato da Copa Paulista no último sábado ao vencer a Inter de Limeira nos pênaltis por 7 a 6 após o empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. A conquista coroou a equipe dona de números que comprovam sua qualidade dentro da competição.

Na soma das cinco fases da Copa Paulista 2017, a Locomotiva participou de 24 jogos e construiu uma campanha geral de 48 pontos ao somar 14 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. A Locomotiva marcou 41 gols e sofreu 18.

A equipe grená conta com dois atacantes na lista dos principais artilheiros da Copa Paulista 2017: Léo Castro divide a primeira posição com Guilherme Queiroz da Portuguesa, ambos com 14 gols, enquanto o afeano Hygor terminou como vice-artilheiro com 12 gols.


Desempenho em cada fase

A equipe do técnico PC de Oliveira iniciou a Copa Paulista totalmente reformulada após a disputa do Paulistão. Com alguns reforços pontuais de jovens talentos, o time investiu em suas categorias de base para compor o elenco que manteve apenas três nomes do estadual: o goleiro Tadeu e os zagueiros Luan e Raniele.

Mesmo assim, a equipe apresentou um bom futebol na primeira fase, onde terminou na vice-liderança do Grupo 1 com 25 pontos (oito vitórias, um empate e três derrotas, 21 gols feitos e 11 sofridos), com a classificação conquistada com três rodadas de antecedência.

Na segunda fase, a equipe terminou invicta e líder do Grupo 5 com 12 pontos (três vitórias, três empates e nenhuma derrota, 9 gols feitos e 2 sofridos) e mais uma vez se classificou antecipadamente às quartas de final.

A jovem equipe afeana estreou no mata-mata com um resultado que surpreendeu até os torcedores mais fanáticos: 4 a 0 sobre o Santos na Vila Belmiro. Na volta, fez a lição de casa e venceu por 3 a 2.

A semifinal parecia caminhar tranquilamente para a classificação após a Locomotiva vencer o jogo de ida sobre a Portuguesa no Canindé por 2 a 0. O jogo de volta, no entanto, foi marcado por um final dramático, onde a equipe da capital paulista venceu por 1 a 0 e quase levou a decisão para os pênaltis.

Na final, o time araraquarense suportou a pressão no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, e arrancou um empate por 0 a 0. No jogo de volta, diante de um grande público na Fonte Luminosa, o que se viu foi um duelo acirrado, que terminou empatado por 2 a 2. Nos pênaltis, após 18 cobranças, brilhou a estrela do goleiro Tadeu e a Locomotiva venceu por 7 a 6, para alegria dos torcedores.