agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Esporte
FALE COM A REDAÇÃO:

Atleta de Araraquara é tetracampeão brasileiro de triatlo

Renato Dantas de Lucas brilhou no último final de semana em João Pessoa
Postado em: 11/05/2017 às 04:24
Autor: Carlos André de Souza
Atleta de Araraquara é tetracampeão brasileiro de triatlo
Renato Dantas de Lucas se destacou na Paraíba. Foto: CBTri

O atleta Renato Dantas de Lucas, morador de Araraquara, voltou a brilhar no último final de semana, quando sagrou-se tetracampeão brasileiro de triatlo. O triatleta conquistou o título da categoria 40-44 anos da competição que foi realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, e que foi promovida pela Confederação Brasileira de Triathlon.

Para obter a façanha, o atleta percorreu 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida em um calor de 32ºC. Ele completou a prova em 2h07m18s, sendo o primeiro colocado entre todos os amadores e também com o melhor tempo de corrida na prova para os 10 quilômetros (35m53s).

A largada foi às 7h35 para os cerca de 220 amadores de todo país. A prova foi classificatória para o Campeonato Mundial que ocorrerá em setembro em Roterdã, na Holanda. Os resultados de todas as categorias podem ser conferidos no site www.cbtri.org.br. O atleta faz questão de agradecer o apoio de Graciano Chevrolet e do treinador funcional André Pavani.

Trajetória

Renato tem 42 anos de idade e nasceu em Jaboticabal. Sempre praticou esportes como futebol e natação, graças à influência do irmão mais novo, Ricardo, que hoje é professor de educação física. Em 1993, quando cursou seu primeiro ano da faculdade de engenharia química da Unicamp, em Campinas, conheceu um grupo de pessoas que corria e passou a acompanhá-lo. No mesmo ano, começou a treinar a natação. Em 1994 passou a pedalar e participar de provas regionais e em 1995 já conquistava bons resultados. Em 1996, 97 e 98 passou a colecionar títulos e participar de provas consagradas como o Ironman, prova que possui impressionantes 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Em sua primeira participação no Ironman, ficou em 3º lugar da categoria até 24 anos.

Em 2001, 2002 e 2003 competia em provas profissionais, de elite, e chegou a integrar a equipe Pão de Açúcar. Competiu em 14 edições do Ironman e conseguiu terminar todas com o tempo abaixo de 10 horas. Em 2004, passou no concurso da Receita Federal e começou a morar em Araraquara. Passou a ter pouco tempo para treinar e só voltou a participar de competições em 2012, quando começou novamente a colecionar boas marcas em provas importantes como a Maratona de Paris.