agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Alternatal: evento retorna com programação presencial

Programação ocorre de 16 a 19 de dezembro em diversos locais
Postado em: 14/12/2021 às 09:26
Autor: Redação
Alternatal: evento retorna com programação presencial

Em sua primeira edição presencial depois de dois anos, o Alternatal volta com tudo. Quatro dias de festival com nomes que vão do chorinho ao grindcore, espaço para artesãos e food trucks. O ingresso será apenas um brinquedo doado e a carteirinha de vacinação completa.

Em sua 16ª edição, o Alternatal, um dos eventos culturais e solidários mais tradicionais de Araraquara, assume, sem medo, três tarefas ambiciosas: ser o primeiro evento cultural de grandes proporções desde o início da pandemia em Araraquara – e fazê-lo com responsabilidade –, traduzir em quatro noites, de 16 a 19/12, a riqueza musical represada em uma cidade que teve seus primeiros eventos há apenas poucos meses e, a mais importante de todas, superar a arrecadação de brinquedos recorde obtida no ano de 2012, de aproximadamente 2.100 itens.

O Alternatal é realizado desde 2006 com uma regra fundamental, seguida à risca todos os anos: o ingresso para os espetáculos é um brinquedo em bom estado, doado posteriormente a entidades assistenciais de Araraquara por meio do Fundo Social de Solidariedade, que tem o cadastro das pessoas em situação de necessidade. Nesta edição, uma nova “regra de ouro” foi incluída: o comprovante de vacinação completa será exigido no acesso a todos os ambientes do evento, que contarão com as medidas sanitárias e o distanciamento social adequados.

 

Diversidade

Tudo isso para desfrutar com saúde e segurança de uma programação eclética, que representa não apenas a diversidade musical da cidade, mas a história do evento e de seu organizador, Jorge Moura: “Colocar no palco do Alternatal essa programação, que vai do choro ao grindcore, representa muito de como foi a minha vida. Eu tinha discos do Pixinguinha e do Napalm Death na mesma prateleira. Eu aprendi a respeitar toda e qualquer manifestação cultural, todo tipo de música. E, sobretudo, poder juntar todos esses artistas para um ato de solidariedade, respeitando as regras sanitárias, respeitando a vacina, depois de todo o caos que o mundo viveu e ainda vive, é uma honra muito grande.”

De fato, das 16 edições do Alternatal, por cujos palcos já passaram 240 bandas, esta é a mais diversificada. O choro abre a programação do festival com Pedro Freitas Quarteto, no dia 16/12, na Cervejaria Ópera, às 19h30. Já o grindcore do Hellside volta aos palcos, seu lugar natural, no sábado, 18/12, como parte do casting do QG Eventos, onde também apresentará o seu HC o Ramona Death, de Taquaritinga, um dos dois nomes de fora da cidade neste Alternatal. O outro é o Pente Redondo, de Catanduva, que fecha o domingo no Teatro de Arena com seu reggae. Pulamos a sexta-feira? É o dia dos Mamíferos se apresentarem no Pub 13. A noite une dois parceiros tradicionais do Alternatal. O Pub 13, que sedia parte do festival há quatro anos, e os Mamíferos, a banda com mais participações em todas as edições do evento. No Pub 13, apresenta-se também a banda Controvérsia.

A programação do sábado (QG eventos) e do domingo (Teatro de Arena) inclui espaços para artesão locais e food trucks.

O evento tem o apoio da Rádio Hot Mix FM (107.5). 

 

Mais informações:

Instagram: @alternataloficial

Facebook: https://www.facebook.com/alternataloficial


 

 

 

XVI ALTERNATAL – “Todos os sons da Solidariedade!”

PROGRAMAÇÃO:

 

Quinta-feira

16/12 – 19h30

Cervejaria Ópera

WORKSHOW

19h30m: - Pedro Freitas Quarteto (Choro)

19h30m - Fabrício Pereira (Guitarrista)

21h30m - Teorikos do Kaos e Bareli (Super Jam)

 

Sexta-feira

17/12 – 20h13

Pub 13

22hs - Controvérsia (Rock Popular)

00hs - Mamíferos (O puro creme do rock’n’roll)

 

Sábado

18/12 – 18h30m

QG Eventos

18h40m - Kzebre (Rock Brasil anos 80)

19h30m - Br 21 (Música Brasileira)

20h20m - Ramona Death (HC)

21h10m - Last Dawn (New Metal)

22h - Hellside (Hardcore/Grind)

22h50m - Elmmo (Rock’n’Roll)

 

Domingo

19/12 – 17h

Teatro de Arena

17h - Uma Poesia qualquer (MPB)

17h40m - Etc XVI e Declaração de Guerra (Rap)

18h20m - Projeto R (Rap)

19h - Blues da lata (Blues)

19h40m - Umbral (Metal)

20h20m - Refuse (HC)

21h - Karla (Rock Brasil)

21h40m - Pente Redondo (Reggae)