agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Roda de samba com o Núcleo Bumbo do Japi

Músicos apresentam composições próprias e “sambas paulistas” no Sesc Araraquara
Postado em: 18/01/2018 às 08:38
Autor: Redação
Roda de samba com o Núcleo Bumbo do Japi

Composta por músicos e compositores de Jundiaí e região, a roda de samba do Núcleo Bumbo do Japi chega ao Sesc Araraquara na sexta-feira (19), às 20 horas. Nada como um samba autoral, com entrada franca, que valoriza os compositores e poetas da região, o regional samba paulista e o tradicional samba urbano, para encerrar bem a semana.

No repertório também estão músicas de compositores que fizeram nome no “Samba  paulista”. De maneira dinâmica, narrando alguns fatos e curiosidades sobre as próprias composições e um pouco da historia dos sambas já consagrados, o Núcleo de samba Bumbo do Japi respeita a tradição e segue uma identidade musical que não abandona as raízes do verdadeiro samba, destacando os principais instrumentos que compõem a formação tradicional: violão de 7 cordas, cavaquinho, pandeiro, vocal e percussão.

As primeiras manifestações do samba em São Paulo tiveram foram no interior do estado. De acordo com o sambista Geraldo Filme, sua origem teria sido em 1908, em rodas de samba de negros na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Há, porém, registros anteriores de festas com batucadas em senzalas localizadas em Piracicaba e Capivari que datam de 1722, segundo pesquisadores. Os festejos eram, na maioria das vezes, de caráter religioso. Alguns compositores vivenciaram essas manifestações culturais do interior do estado levaram para a capital, o que deu ao samba paulista características distintas do resto do país. Um exemplo é Dionísio Barbosa, fundador do cordão Barra funda que mais tarde viria ser a tradicional escola de samba Camisa verde e Branco.

O trabalho autoral do Bumbo do Japi se difere por abordar em suas composições diversos temas, seja ele o samba, o cotidiano do sambista, o campo e a religiosidade. Atualmente o grupo trabalha na finalização de seu primeiro disco.

 

Serviço

Roda de Samba Bumbo do Japi

Dia: 19/1, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis