agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Literatura, poesia e música são destaques do primeiro dia da Feira do Livro

Programação traz atividades com a presença de grandes autores como Marina Colasanti e César Nunes
Postado em: 01/06/2017 às 14:32
Autor: Redação
Literatura, poesia e música são destaques do primeiro dia da Feira do Livro
Marina Colasanti, escritora, participa da Feira do Livro

Um dos maiores eventos culturais do País, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia sua 17ª edição neste domingo (4/6) e traz uma programação especial para o primeiro dia, que contará com atividades relacionadas à literatura, poesia e música. Entre os destaques acontece o Salão de Ideias – Sessão Jabuti com Marina Colasanti, vencedora de sete prêmios Jabuti; Salão de Ideias com César Nunes, e também com o empresário e patrono da feira, Chaim Zaher. O cantor e compositor Chico César é uma das atrações do dia para participar do bate-papo “Poesia e música das palavras” e para apresentar o espetáculo musical “Estado de Poesia”.

Assim como no ano passado, a Sessão Jabuti será um dos pontos altos da Feira do Livro e vai trazer grandes nomes da literatura brasileira para a atividade Salão de Ideias, que acontece de 4 a 10 de junho, sempre às 10h30, no Auditório Meira Júnior. A primeira convidada é a escritora Marina Colasanti. Vencedora de sete prêmios Jabuti, ela possui mais de 50 títulos publicados no Brasil e no exterior. Através da literatura retomou sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. A atividade contará com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Às 14h30, será realizado o Salão de Ideias com César Nunes, autor educação homenageado neste ano, no Theatro Pedro II. Durante o Salão de Ideias, acontece o lançamento do livro “Da Filosofia do Amor ao Amor à Filosofia: um estudo pedagógico de Educação Afetiva e Ética Sexual a partir de Platão”. O livro apresenta a teoria do Amor em Platão, a partir da interpretação da obra “O Banquete” e está voltado para as concepções de sexo e sexualidade atuais.

Já o Salão de Ideias com Chaim Zaher, patrono da 17ª edição da Feira do Livro, está agendado para 16h30, no Auditório Meira Junior. O empresário é fundador e presidente do maior grupo de educação básica do país, o Grupo SEB, que conta com uma trajetória de mais de 50 anos dedicados à educação. Sua história empreendedora começou em Araçatuba, mas se consolidou em Ribeirão Preto, quando, após a aquisição do COC (Colégio Oswaldo Cruz), há mais de 30 anos, reinventou o mercado de sistemas de ensino chegando a atender quase 1 milhão de alunos em todo o Brasil, sob diversas bandeiras. Hoje, o Grupo SEB atende, entre escolas próprias, parceiras e franquias, cerca de 90 mil alunos em mais de 250 unidades espalhadas por todo o Brasil. Inquieto e vanguardista, Chaim Zaher, tem dado passos ousados nos últimos anos, como a internacionalização do Grupo SEB por meio da aquisição da operação latino americana da Maple Bear e o lançamento da Escola Concept, uma proposta verdadeiramente disruptiva que redefine os paradigmas da educação básica, mudando o foco do ensino para a aprendizagem. Além disso, acaba de lançar uma nova iniciativa que promete reinventar o mercado de sistemas de ensino, a Conexia Experiências Educacionais.

A música também terá seu espaço na feira neste primeiro dia - dentro da programação promovida pelo Sesc. O cantor e compositor Chico César participa de um bate-papo sobre sua produção literária que acontece às 16h, na Tenda Sesc. Além disso, o cantor apresenta às 20h30, o espetáculo musical “Estado de Poesia”, no Theatro Pedro II. Unindo a riqueza dos ritmos brasileiros com a sonoridade universal, o show traz o repertório de seu novo disco e também os sucessos de seus quase 25 anos de carreira.