agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Montagem da Feira do Livro movimenta Ribeirão Preto

A expectativa é atrair, em oito dias de eventos, aproximadamente 200 mil pessoas
Postado em: 29/05/2017 às 07:32
Autor: Redação
Montagem da Feira do Livro movimenta Ribeirão Preto

Quem passa pelos arredores do centro da cidade de Ribeirão Preto, já começa a entrar no clima da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, um dos maiores eventos literários da América Latina, que acontece de 4 a 11 de junho. Os preparativos estão em ritmo acelerado e já demonstram para a população que o formato desta edição cresceu e promete novidades.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, deu início à montagem dos espaços externos da feira, o que inclui a Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II. Estes espaços são os principais cartões de visita da feira, pois estão situados no tradicional Quarteirão Paulista da cidade e irão receber as atividades da programação permanente. “A área externa também vai abrigar 35 estandes das editoras e livrarias participantes desta edição, bem como servem de corredores e ponto de encontro para os visitantes do evento’”, comenta a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça.

Assim como no ano passado, a Praça XV será transformada na Praça do Leitor, um ambiente próprio para a prática da leitura, assim como descanso e entretenimento. Neste espaço acontecerão intervenções artísticas e poéticas durante todo o período da Feira. O local também será palco da parceria entre Fundação do Livro e Leitura e o Projeto Conviver, que possibilita a atuação de jovens artistas e mediadores. Esta ação é coordenada por Elieser Pereira, com integrantes do Projeto Conviver como Gabriel Pessoa, Marcelo Miranda (poeta-Mc) e Tiago Ramos (Bboy e Mc). “Ali também vamos promover o projeto cultural Livro Livre, realizado pela Fundação em praças da cidade durante todo o ano. A edição de junho acontece durante a feira, com agenda cultural e a tradicional campanha de doação de livros”, completa Viviane.

Também na Praça do Leitor é possível visitar uma exposição fotográfica do grupo “Amigos da Fotografia” e conhecer a história e curiosidades do Quarteirão Paulista e das Praças XV de Novembro e Carlos Gomes – por meio do Projeto Herança Cultural promovido por alunos e ex-alunos do curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá. O grupo estará uniformizado e pronto para fazer uma visita guiada pela feira e partilhar vivências histórias.

Outro espaço que chamará a atenção do público é a Praça Carlos Gomes, que será o destino da Tenda Sesc. Um dos principais parceiros da Feira do Livro deste ano, o Sesc preparou uma programação especial para o espaço, incluindo contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, intervenções urbanas, saraus, bate-papos e muitas outras atividades que vão permitir ambientes de interatividade com a Língua Portuguesa, a poesia, a literatura e a leitura.

Já a Esplanada do Theatro Pedro II vai receber atividades interativas e destinadas para todas as idades com atrações também organizadas pelo Sesc e outras pela Fundação do Livro e Leitura. Um dos destaques será a Performance do Sesi com a Cia Dorotéias – “Não pare de ler...não pare de ler...Não pare de ler!”. Trata-se de uma livre adaptação do conto “O menino que escrevia versos” de Mia Couto. E ainda ações do Jogo “Cidadão Sustentável”, coordenado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unaerp.

Na área destinada aos estandes, o público encontrará prestação de serviços da Etec – Escola Técnica José Martimiano, tais como preparação de currículo, informações nutricionais, aferição de pressão, orientações sobre direitos do consumidor, entre outros. E também o estúdio da Rádio Unaerp que transmitirá ao vivo a programação diária, além de gerar som ambiente da feira.

 

13 espaços integrados

Entre áreas externas e internas, a Feira Nacional do Livro acontecerá simultaneamente em 13 espaços, onde serão realizadas mais de 260 atividades culturais e que terão a presença de 130 autores. Os locais são: Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, SESC, ACI Ribeirão Preto, Palacete 1922, Sede da OAB Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi, Sincovarp e Teatro Marista.

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.