agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

“A rua de nomes no ar!”: projeto literário emplaca no Botânico

Parque do Botânico receberá 120 placas com poesias e haicais produzidos por autores de Araraquara
Postado em: 17/11/2021 às 17:26
Autor: Redação
“A rua de nomes no ar!”: projeto literário emplaca no Botânico

O Parque do Botânico terá novidade a partir deste final de semana: o projeto “As ruas de nomes no ar!” chega ao local para a instalação de placas com poesias e haicais de diversos autores de Araraquara, sob o comando de Rodrigo Vulcano e com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O projeto começou a ganhar forma em 2019, quando Vulcano ministrou a oficina “Haicais, microcontos e Textitxs: mil e uma ideias em até 140 caracteres” em Portugal. Em bate-papo com o artista Lauro Monteiro, Vulcano soube que, em Araraquara, nos anos 70, foi realizado o projeto “Poema Painel”. “Foi um trabalho em que artistas da cidade fizeram obras inspiradas em pontos históricos: poemas, pinturas, fotografias”.

Inspirado nessa história, Vulcano desenvolveu o projeto “A rua de nomes no ar”. “O título faz referência ao livro de mesmo nome do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão”, conta. “O que me interessa é a gente. É a emoção. Tento compreender os pequenos fatos, gestos, significados, frases, na busca maior do enigma da vida”, destaca trecho da obra de LoyolaO projeto levará 120 placas no formato das utilizadas para nomes de ruas, no tamanho 35 x 20 cm feitas em PVC com os textos, o nome do projeto e do autor. Elas serão fixadas nas grades do entorno do parque.

Os textos das placas foram produzidos por autores de Araraquara, sendo: 15 de autores da cidade convidados pelo projeto, 15 do próprio Rodrigo Vulcano e outras 95 produzidas em 6 oficinas literárias ministradas por Vulcano para alunos da rede municipal, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. Participaram alunos do ensino fundamental, EJA e NEJA e, assim, os textos criados nas oficinas fazem parte da exposição.

O projeto “A rua de nomes no ar” pode ser conferido a partir de sábado, 20 de novembro, no Parque do Botânico, localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/nº, no Jardim Botânico. O horário de funcionamento é: aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 20 horas; enquanto durante a semana, de segunda à sexta-feira, é das 7 às 22 horas.