agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Cultura
FALE COM A REDAÇÃO:

Museu de Araraquara concorre a Prêmio de Cultura

Espaço do Boneco é um dos finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Votação é online
Postado em: 20/02/2018 às 16:33
Autor: Redação
Museu de Araraquara concorre a Prêmio de Cultura

O Museu Espaço do Boneco de Araraquara é um dos projetos finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2018 - relativo ao ano de 2017, na categoria "Territórios Culturais". A votação acontece virtualmente e toda cidade e região estão convidadas a participar.

O Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura é uma das ações de reconhecimento da importância e relevância que a comunidade artística e cultural tem para o desenvolvimento dos cidadãos paulistas. Assim, homenageia artistas, grupos e entidades que colaboram para que a arte e a cultura tenham protagonismo no Estado.

De acordo com Márcio Pontes, diretor do Museu Espaço do Boneco, a categoria "Territórios Culturais" conta com a participação de espaços independentes que promovem a cultura, sua popularização, o fomento de público, sendo espaços culturais de ação efetiva junto à cidade.

O Museu Espaço do Boneco é um centro cultural mantido pela Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos. "Possuímos um acervo de mais de 100 bonecos da companhia em constante exposição, aberto ao público de maneira gratuita, e o espaço ainda destaca-se como um pólo de informação sobre a arte do teatro de animação no interior paulista", lembra Márcio.

O local ainda conta com um mini teatro com uma programação ativa e voltada ao teatro de bonecos, como apresentações de teatro de animação, contações de histórias, cursos e palestras que proporcionam ao público uma oportunidade de conhecer e aprender mais sobre essa vertente do teatro. Tanto a programação ofertada pelo Espaço do Boneco.

A infraestrutura do espaço é mantida com recursos próprios da companhia, que se esmera em manter atividades de boa qualidade aliadas a um atendimento acolhedor.

"Foi uma grande surpresa para nós termos sido indicados. Não há como se inscrever para isso. Todos os concorrentes precisam ser indicados por alguém ou por uma instituição. E é aí que vemos que nosso trabalho e todo o nosso esforço tem tocado as pessoas. Isso é gratificante", aponta o diretor.

 

O Prêmio

Com nove categorias – Artes para crianças, Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Territórios culturais, Música, Teatro e Instituição cultural - o Prêmio Governador do Estado de São Paulo homenageia artistas, grupos e entidades que tenham marcado a produção cultural com trabalhos de destaque no ano anterior, sendo a mais alta homenagem do Governo Estadual para o setor artístico e cultural.

Além do foco na produção, o Prêmio Governador ressalta o histórico de compromisso com a criação artística e seus impactos, inclusive sociais. Os indicados são escolhidos por comissões julgadoras especializadas e independentes. Os finalistas são, portanto, um conjunto seleto, mas representativo, dos milhares de profissionais dedicados ao fazer artístico no Estado de São Paulo.

Dentre os indicados, buscou-se valorizar não só a produção das regiões centrais da capital, mas também as ações e personalidades que atuam nas bordas da cidade de São Paulo, artistas e coletivos da Grande São Paulo e Interior, garantindo assim abrangência estadual.

Vale lembrar que a premiação do Júri Popular, a dos votos pela internet, rende ao vencedor: um troféu, enquanto que o grupo escolhido pelo Júri Técnico ganha o prêmio no valor de R$ 60 mil.

"Só a indicação para concorrer a um prêmio como esse já é algo importante. Claro que gostaríamos de trazer para Araraquara esse troféu, já que defendemos o interior como um campo próspero e relevante culturalmente. Porém, todo o envolvimento com o prêmio nos serve de combustível para seguirmos adiante mesmo com tantas dificuldades e ainda sem aporte financeiro. É a consolidação da ideia que a arte pode, deve e consegue transformar pessoas", finaliza Márcio.

A cerimônia de entrega do Prêmio está prevista para o dia 26 de março, sendo realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O Museu Espaço do Boneco está localizado à Av. Feijó, 804. Para participar da votação do Júri Popular, acesse: http://www.premiogovernador.com.br/2018/votacao-territorios-culturais.php .

 

Serviço:

Votação dos projetos finalistas ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2018 - categoria "Territórios Culturais"

Concorrente: Museu Espaço do Boneco de Araraquara

 

Vote pelo link:

http://www.premiogovernador.com.br/2018/votacao-territorios-culturais.php